Marivaldo Pereira fala sobre educação no Politizar 2019

Texto por Luan Michel Edição por Gabriela Macêdo

Realizada no último dia de treinamento do projeto Politizar 2019, palestra aborda a educação como caminho mais rápido para a emancipação. A exposição foi realizada por Marivaldo Pereira, que é mestre em direito processual pela USP, professor voluntário em cursinhos ministrados a estudantes de baixa renda, ex-Secretário Executivo do Ministério da Justiça, sendo o primeiro negro a ocupar o cargo interinamente.

Marivaldo nasceu em Brasília. É filho de migrantes baianos que foram tentar a vida em Brasília, e após isso se mudaram para São Paulo. Um tempo depois de se mudarem para o maior centro metropolitano do país, seus pais se divorciaram, devido ao alcoolismo do pai. A partir disso, o mestre em direito e seus três irmãos foram criados pela mãe na periferia de São Paulo. Durante a palestra, Marivaldo utilizou sua trajetória de vida como grande exemplo.

O palestrante conta que, aos 9 anos, começou a trabalhar em uma feira com intuito de auxiliar a família. Pulando de trabalho em trabalho por um longo tempo. Marivaldo conta que o que impulsionou sua carreira acadêmica foi, durante o ensino médio, ter tido o pensamento de que, se parasse de estudar quando concluísse esta etapa, não voltaria, mais. Dessa forma, entrou para o Cursinho da Poli que era financiado pela USP na época, e após certo tempo conseguiu ser aprovado na USP, onde cursou direito. “Quando a gente está na periferia, a gente não tem ideia de que é uma universidade. Com aprovação na USP, consegui uma bolsa alimentação, bolsa transporte e residência estudantil”, conta.

Marivaldo ainda contou sobre sua batalha para descobrir o mundo universitário e sobre a realidade da periferia. “É muito complicado alguém sair de lá e ir uma universidade. O jovem não sabe como é e as portas que abrem. A exclusão social era frequente, em seu caso, mas programas de acesso e incentivo a educação resolveram grande parte do problema”, afirma.

Local do Evento

Palácio Maguito Vilela – Avenida Emival Bueno, Quadra G, Lote 01, Park Lozandes. Goiânia – Goiás.

Realização:

Essas são as instituições que fazem o Politizar acontecer!

nos acompanhe nas nossas redes sociais:

Design do site por Nathália Fernandes Pimentel (2019)