Notícias da Imprensa do Politizar

Os participantes do Politizar tem a possibilidade de se inscreverem como jornalistas. Nesse posto, irão fazer a cobertura jornalística do Plenário durante o Politizar. Aqui se encontram todas as notícias escritas por nossos politizandos

Artigo de Opinião: Bruna Guedes*
As políticas para saúde física e mental das mulheres fazem-se urgentes em meio a pandemia do coronavírus Maria não vê a hora de voltar ao trabalho. Distante do marido, ela agradecia as oito horas que batia ponto pois era o único momento de paz do seu dia. Ao voltar para casa, o pesadelo recomeçava — …
Coordenadora do Politizar participa de Estágio Visita em Brasília
A coordenadora de comunicação do projeto Politizar e estudante de Jornalismo, Gabriela Macêdo participou da 5ª edição de 2019 do Estágio Visita, juntamente com cerca de outros 70 estudantes de graduação e pós-graduação. O programa ocorreu de 26 a 30 de agosto em Brasília. Chancelado pela Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados e conduzido pela equipe …
A ocupação de seus devidos espaços em sua própria essência
Texto por Stephanie Karoline Edição por Gabriela Macêdo O Politizar desta edição desenvolveu uma pluralidade de grupos que fez da simulação algo extremamente diverso desde o primeiro momento. A presença de frentes é uma inovação dentro do projeto, visto que nas outras edições nenhum simulando se propôs a tal. Marcados pela extrema organização dos participantes …
OPINIÃO: A influência da mídia na política e na nossa sociedade
 Texto por David Maycon Edição por Gabriela Macêdo Em um mundo globalizado e frenético estamos rodeados de inúmeros acontecimentos que mesmo quando ocorrem no outro extremo do planeta, podem surtir efeitos imediatos em nossa própria localidade. Assim, entra em voga a importância e a necessidade da mídia, sobretudo da imprensa, que tem a função de …
OPINIÃO: Por mulheres negras no legislativo e executivo, vamos prosseguir!
Texto por Iara Leal, Joyce Vasconcelos e Lucas Gomes Edição por Gabriela Macêdo Sancionada em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea aboliu a escravidão no Brasil. 130 anos depois, a representatividade negra, em especial da mulher, ainda sofre vestígios de um país marcado pelo preconceito racial. Trata-se de uma herança histórica da escravidão. A situação …
Projeto vindo do 3º Politizar é aprovado em segunda votação
Por Gabriela Macêdo Foi aprovado nesta terça-feira (25), em segunda fase de discussão e votação, o projeto de nº 3511/18, de autoria do deputado Karlos Cabral (PDT). A priori, o projeto foi elaborado pelo deputado simulando Caio Teodoro durante sua participação na 3ª edição do projeto Politizar, e depois apadrinhado pelo parlamentar. A propositura visa …
OPINIÃO: Do Político à Política: o Politizar
Texto por Rafael Giovanetti Teixeira Edição por Gabriela Macêdo Este artigo de opinião é quase desabafo. É resultado da experiência como assessor parlamentar, dos calados bastidores dos deputados e deputadas. Ele surgiu de uma vez só, no intervalo de uma sessão plenária, depois ouvir, durante vários dias, falas mesquinhas de alguns parlamentares. O liberalismo é …
OPINIÃO: A necessidade da pesquisa e cidadania no ensino médio
Texto por Izaura Araújo Edição por Gabriela Macêdo O projeto Politizar foi um desafio. Para uma pessoa que não sabia sequer o que era uma Comissão, pude perceber o quanto foi acrescentado à minha vida. Essa era a intenção. Sendo estudante de Jornalismo, acredito que é de suma importância entender o meio político, mesmo que …
Coletiva de imprensa, sessão plenária e encerramento marcam o último dia de simulação
Texto por Jyeniffer Taveira e Luciana Lima Edição por Gabriela Macêdo Neste domingo (16), a reta final do Projeto foi iniciada com uma coletiva de imprensa realizada no Plenário Getulino Artiaga. Os deputados presentes receberam perguntas direcionadas e também puderam falar em nome de seus partidos e de suas coligações. Durante a coletiva foi reaberta …
OPINIÃO: Dialogar exige ceder
Texto por Lara Fernandes Edição por Gabriela Macêdo Diálogo, de acordo com o dicionário Michaelis, consiste na troca de ideias que tem por finalidade a solução de problemas comuns; consiste na comunicação. Infelizmente, na quarta edição do Projeto Politizar, o conceito de diálogo foi distorcido a fazer opiniões próprias serem ouvidas sem ouvir opiniões contrárias. …
OPINIÃO: Uma breve reflexão sobre espaços de exceção
Texto por Núbia Rodrigues Edição por Gabriela Macêdo Dada a ressonância do projeto de lei no projeto Politizar 2019, que versa sobre ônibus exclusivo para mulheres trafegarem com mais segurança. Não contexto ônus do projeto, contexto o método e posso prever o resultado a médio e longo prazo, pois temos na história exemplos de bebedouro …
Projeto que dá isenção fiscal a pequenas e médias empresas é aprovado
Texto por Stéphanie Karoline Edição por Gabriela Macêdo Foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) o projeto de lei nº 021/2019, relatado pelo deputado simulando Kayro César (MDB), de autoria dos deputados simulandos Douglas Oliveira Miranda (DEM) e Guilherme Oliveira Campos (PRB). A propositura institui a criação do Distrito de Pequena e …
OPINIÃO: Misoginia e machismo: Violência Estrutural, Direta e Cultural
Texto por Doane da Fonseca Edição por Gabriela Macêdo Misoginia e machismo, palavras levantadas durante essa edição do Politizar, e sobretudo, infelizmente, incorporados em posturas e falas dos deputados. Misoginia vem da união de miseó, que significa “ódio”, e gyné, que se traduz para “mulher”. O machismo, por sua vez, é o traço mais aparente …
Projeto pretende criar plataforma digital para educadores
Texto por Lara Fernandes Edição por Gabriela Macêdo Os deputados simulandos Myllena Contragiani e Pedro Rios, ambos do PSDB, apresentaram o projeto de lei nº 05/19, que institui a criação da plataforma digital EDUCA+. O objetivo é a integração e o aperfeiçoamento profissional de professores e gestores da rede pública de ensino. A propositura estabelece …
Projeto cultural Emancipa é aprovado por maioria neste sábado
Texto por Caroline Brandão Edição por Gabriela Macêdo A propositura Emancipa,  nº 020/2019, de autoria dos deputados simulandos Léo Silva  e Vittor Andrade, os dois do PT, foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e redação (CCJR) com algumas emendas modificativas.  Após adequação à técnica legislativa o projeto foi encaminhado à Comissão de Educação, Cultura …
Projeto sobre promoção de etanol em micro destilarias é aprovado
Texto por Caroline Brandão Edição por Gabriela Macêdo O projeto de lei de nº 009/2019, elaborado pelas deputadas simulandas Jakeline Oliveira e Isabela Almeida, ambas do PSDB, foi aprovada pela  Comissão de Constituição, Justiça e redação (CCJR) com poucas emendas modificativas. Depois de alterações, o projeto foi encaminhado à Comissão de Minas e Energia (CME), …

Local do Evento

Palácio Maguito Vilela – Avenida Emival Bueno, Quadra G, Lote 01, Park Lozandes. Goiânia – Goiás.

Realização:

Essas são as instituições que fazem o Politizar acontecer!

nos acompanhe nas nossas redes sociais:

Design do site por Nathália Fernandes Pimentel (2019)