Sobre o Politizar

O Politizar é um projeto de extensão que conta com apoio da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Escola do Legislativo. Seu objetivo é aprimorar a relação entre o Estado e a sociedade civil e promover experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores de comunicação e jornalistas políticos dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

De acordo com Laís Thomaz, professora do curso de Relações Internacionais da UFG e Coordenadora Geral da 4ª Edição do projeto, “o politizar pode ajudar a população de Goiás a ter mais vozes ecoando na Casa, e assim melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”. Desse modo, jovens de todas as idades, que tenham finalizado o Ensino Médio, poderão se inscrever para atuar como deputados estaduais, assessores parlamentares e jornalistas políticos.

Fotos: Reprodução Assembleia Legislativa, Politizar 2018.

O Processo de inscrição

Após o processamento de inscrições online, os inscritos participarão do treinamento nos dias 02 a 04 de abril. Nesta fase, os jovens simulandos participarão de palestras e workshops para otimizarem sua compreensão sobre o processo legislativo brasileiro. A terceira etapa do projeto será composta pelas entrevistas dos interessados nos dias 13 a 17 de abril. Por fim, entre os dias 17 a 21 de junho, ocorrerá a última e mais esperada etapa do Politizar: a simulação.

 

Origem do Projeto

Graças a uma iniciativa voluntária de três estudantes de graduação do curso de Ciências Sociais da UFG, Adriane Vinhal, Crislâini Nunes e Maria Clara de Oliveira, o Politizar surgiu em 2013, ano de sua primeira edição. A ideia surgiu após experiências bem sucedidas em projetos semelhantes de outros estados, como o Politeia UnB, Parlamento Jovem Mineiro, PUC Minas e o Parlamento Jovem Tocantinense. A segunda e a terceira edição ocorreram, respectivamente, em 2017 e 2018 e a quarta edição foi confirmada após reafirmação de parceria realizada entre o presidente da Assembleia, Lissauer Vieira (PSB), e o reitor da UFG, Edward Madureira.

Fotos: Reprodução Assembleia Legislativa, Politizar 2013.

Como funciona o Politizar?

Fotos: Reprodução Assembleia Legislativa, Politizar 2017.

A simulação é composta por reuniões partidárias, votação dos projetos de lei em plenária, avaliação dessas proposições nas comissões temáticas e eleição para presidência da Alego. Além disso, os participantes serão solicitados em entrevistas à organização, à imprensa do evento, e aos servidores da TV Alego. Ainda, os simulandos deputados vão desenvolver esses projetos de lei fictícios e defender a aprovação dos mesmos nas sessões de votação do evento. Já os assessores vão aprender a cuidar da imagem e divulgação dos trabalhos do seu deputado. E os jornalistas irão reverberar o cotidiano da simulação em notícias e reportagens orientadas por equipe especializada.

Cronograma

[ENCERRADO] 15 de janeiro até 21 de março – Período de inscrições

[ENCERRADO] 23 a 27 de março – Envio do vídeo e carta de intenção

21 de setembro – Convocação para treinamento*

24 a 26 de setembro – Treinamento*

05 a 09 de outubro – Entrevistas*

19 de outubro – Resultado dos selecionados

 

16 de novembro – Envio dos projetos de lei*

02 a 06 de dezembro – Simulação*

*Datas alteradas devido à crise relacionada ao novo coronavírus

Baixe nosso cronograma!

Local do Evento

Palácio Maguito Vilela – Avenida Emival Bueno, Quadra G, Lote 01, Park Lozandes. Goiânia – Goiás.

Realização:

Essas são as instituições que fazem o Politizar acontecer!

nos acompanhe nas nossas redes sociais:

Design do site por Nathália Fernandes Pimentel (2019)